terça-feira, 20 de julho de 2010

Professor Olímpio contra o Horóscopo - Parte 4. "O FIM"


Eis o final do meu primeiro mini-folhetim de quatro capítulos, que eu fiz questão de escrever sem a menor idéia do que colocar no capítulo seguinte. Foi mais um desabafo pela escrotice do meu signo (sim, se alguem ainda não entendeu eu sou de capricórnio), mas ao longo dessas poucas e bem mal escritas linhas eu pude falar também de algumas outras coisas. Melhores histórias virão, e com mais sentido também. Um abraço e aí vai:

O editor do jornal "O Berro do Povo" desligou o telefone, irritado, e gritou com a sua secretária, coisa que sempre o tranquilizava.

-Porra! Aquele puto daquele astrólogo não entregou a coluna dele de hoje e não atende o celular!

-O senhor deseja um café, senhor?

Não houve tempo para a resposta. O editor tinha acessado o site do g1 (era um tique dele, sempre que ficava nervoso ele ou abria um vídeo de besteira no youtube ou a página de "notícias bizarras" do g1) e agora olhava, estupefato, a maior manchete do site:

INCÊNDIO NO RECREIO DOS BANDEIRANTES.

DURANTE A TEMPESTADE DE ONTEM A NOITE UM RAIO ATINGIU A COBERTURA DO BADALADO ASTRÓLOGO JONAS THOMAS, DO JORNAL "O BERRO DO POVO". O RAIO QUEBROU VIDRAÇAS E ACARRETOU UM INCÊNDIO QUE FOI RAPIDAMENTE CONTROLADO. O ASTRÓLOGO, NO ENTANTO, NÃO FOI ENCONTRADO, SUSPEITA-SE QUE ELE ESTEJA MORTO.

-Tr... Traz o café, Soninha. E escrteve "Luto" no meu Twitter.


A notícia foi badalada por algumas semanas, ninguém achou o corpo, chegaram a sugerir assassinato por conta de umas manchas de sangue meio suspeitas, mas como não se achou nenhuma evidência mais concreta a hipótese não foi adiante. Durante as curtas investigações, uma busca no computador do desaparecido astrólogo Jonas revelou que ele era uma fraude, pôs os nomes de várias pessoas que o tinham subornado na berlinda e um pequeno fuzuê se deu no mundo das celebridades. A pessoa que mais tinha requisitado fraudes de Jonas, no entanto, não era nenhuma eminência, e sim um misterioso "Professor O.", sempre com pedidos para o signo de capricórnio. Milhares de Carpicornianos que tinham ganho uma esperança com as previsões otimistas do astrólogo voltaram ao seu estado de acabrunhamento típico, quando souberam que tudo não passara de uma fraude. Depois um veio Copa do Mundo, escândalos políticos e todos se esqueceram do sumiço do astrólogo.

Mas e o Professor Olímpio? O Professor Olímpio continua em casa, desistiu de vez de ler o horóscopo e acompanha com interesse a nova coluna que tomou o lugar dele: "Reforma Agraria do espaço virtual", por um professor amigo seu na faculdade. Ficou feliz de não ter mais que mandar dinheiro pro astrólogo, mas está até agora pagando a prestação do matador de aluguel. Matador de aluguel? Pois é. E o matador, coitado, ainda não entendeu por que teve que falar aquele texto estranho por um alto falante no telhado do Jonas antes de matar o cara, tocar fogo na casa e dar sumiço no corpo. Mas não se preocupou muito, afinal tinha escolhido esse ramo de trabalho por conta justamente do fato de não queria cair numa rotina.

A noite caiu, e o editor do jornal terminou seu café enquanto a minha câmera de narrador começou a se afastar dele. E por toda a cidade, ou melhor, por todo o mundo, Bilhões de pessoas continuaram seus caminhos de lugar nenhum pra sabe-se lá aonde. Todas meio melancólicas pela Angústia-Da-Condição-Humana-De-Que-Nos-Fala-Sartre, mas só umas poucas escolhidas realmente tristes. Tristes, tristíssimas, por que eram do maltido signo de capricórnio.

Câmera foca o pôr do sol, fade out.

FIM.

Um comentário: